---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Agosto dourado: mês que salienta a importância do leite materno

Publicado em 05/08/2019 às 15:44 - Atualizado em 05/08/2019 às 15:44

Profissionais falam sobre a importância da amamentação
Créditos: Arquivo/imprensa Baixar Imagem

Em alusão ao mês que incentiva a amamentação, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde estará realizando o mamaço. Confira a programação: 07 de agosto – Unidade Básica de Saúde (UBS) São Luiz e São José, a partir das 13 horas. Dia 08 – UBS Bom Jesus, a partir das 14 horas. Dia 14 – UBS Expocentro, a partir das 14h30’. Dia 16 – UBS Getúlio Vargas, a partir das 14h30’ e dia 19 – UBS Nossa Senhora Aparecida a partir das 14h30’.

O mamaço é uma ação realizada anualmente pela Secretaria de Saúde e tem como objetivo incentivar a amamentação e auxiliar as mães com dicas de como amamentar corretamente, além de salientar os benefícios oferecidos para o bebê através do leite materno.

Acompanhe alguns benefícios que a amamentação oferece aos pequenos:

Contato com a mãe

amamentação tem papel importante no sistema nervoso da mãe, diminuindo o estresse. O contato com a mãe faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade na criança.

Melhor alimento para o intestino

O leite humano contém enzimas já conhecidas pelo organismo da criança. Os componentes de outros leites ou misturas são estranhos para o bebê e, por isso, podem causar alergias intestinais e deficiência de ferro.

Diminui o risco de alergias

Um estudo publicado no European Respiratory Journal revelou que bebês alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros menos seis meses têm menos chances de desenvolver sintomas de asma na infância, como chiados no peito e catarro persistente. Outra pesquisa, desenvolvida pela Universidade de Southampton, na Inglaterra e pelas Universidades do Estado de Michigan e Carolina do Sul, nos Estados Unidos, descobriu que crianças que foram amamentadas por pelo menos quatro meses tinham um funcionamento melhor dos pulmões.

O esforço do bebê para sugar o leite ajuda no desenvolvimento dos pulmões, fortalecendo o órgão contra alergias.

Evita cólicas

A grande razão para o leite materno prevenir cólicas no bebê são as proteínas presentes em sua composição. Existem dois tipos de proteínas: as de difícil digestão (caseínas), e as de fácil digestão (globulinas). O leite materno não fermenta tanto para ser digerido, produzindo menos gases e evitando as cólicas. Outro fator para cólicas é a ingestão de ar pelo bebê, que é muito maior com a mamadeira do que no peito.

Previne doenças futuras

Ao usar a mamadeira para alimentar seu filho, você está retirando a primeira parte da digestão do alimento, que fica na boca. A mamadeira faz com que o leite vá direto para a garganta do bebê, comprometendo tanto o processo digestivo quanto de saciedade. Isso fará com que a criança coma mais do que o necessário e ela tenha predisposição ao acúmulo de gordura.

Ajuda no desenvolvimento cognitivo

Um estudo feito com 12 mil bebês e publicado no The Journal of Pediatrics revelou que crianças amamentadas desenvolvem mais rapidamente o cérebro, apresentando melhor desempenho de vocabulário e raciocínio.

Desenvolve a arcada dentária

O movimento de amamentação é excelente para a dentição e para a fala do bebê. Há estímulo para o desenvolvimento dos ossos do crânio e da face, fazendo com que os dentes se encaixem de forma adequada.