Recomendações de uso Termômetro Infravermelho, sem contato

Publicado em 23/06/2020 às 15:00 - Atualizado em 23/06/2020 às 15:00

Temperatura é aferida em todas as pessoas que adentrarem recintos públicos municipais
Créditos: Glaicon Ronsani Baixar Imagem

A Administração Municipal adquiriu aparelhos para medição de temperatura corporal por infravermelho, para uso em todas as instalações da Prefeitura. A aferição da temperatura será feita obrigatoriamente em todas as pessoas que adentrarem nos recintos públicos municipais. Recomendamos a leitura do manual de instruções que acompanha o aparelho.

Seguem instruções e recomendações da Secretaria de Saúde de Curitibanos:

- A temperatura corporal adotada como estado febril é de 37,5° ou superior.

- Ao registrar tal temperatura, o aparelho soará dez bipes. Nestes casos, deve-se solicitar para que pessoa sente em local abrigado do sol e descanse por dez minutos, antes de nova medição.

- Persistindo o registro de estado febril, o funcionário deve recomendar que a pessoa dirija-se ao seu Posto de Saúde de Referência (o estado febril pode caracterizar urgência no atendimento). Neste local haverá uma avaliação e, se for o caso, dado o devido encaminhamento.

- Na situação acima, a pessoa com febre constatada não poderá adentrar no local da medição.

- Situações que podem indicar uma elevação da temperatura corporal, sem constituir estado febril:

- Após atividade física;

- Após caminhadas, principalmente ao sol;

- Permanência em ambientes aquecidos.

Lembrando também que a pandemia ocasionada pela Covid-19 ainda está em curva ascendente, portanto, os cuidados como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social, o uso de álcool gel e a higienização correta das mãos, são imprescindíveis para evitar a proliferação do vírus.