Administração Municipal incentiva agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado em 20/04/2021 às 14:22 - Atualizado em 20/04/2021 às 14:23

Alimentos produzidos pela Agricultura Familiar
Créditos: Morgana Petris/Assistente Social da Apae Baixar Imagem

Uma parceria que dá certo. A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social viabiliza o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que incentiva diretamente os produtores locais, com a aquisição de produtos derivados da Agricultura Familiar.

Conforme explica a secretária de Assistência Social, com o programa é possível adquirir alimentos produzidos pela Agricultura Familiar e destinar às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além do público atendido pela rede socioassistencial.

Dos produtores locais, 10 fazem parte do programa, oito deles entregam legumes, verduras, frutas e hortaliças e dois possuem alvará para entrega de panificados. “Vale ressaltar que os agricultores elaboraram um projeto e estão habilitados de acordo com a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), que deve estar ativa e obedecer às normativas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, comentou a secretária.

A agência da Epagri local oferece apoio técnico aos produtores que têm interesse em participar do Programa.

Através do PAA são beneficiadas entidades como a Associação Beneficente Frei Rogério, APAE, APADAC, CRAVI, CRAS, Casa Lar, Cáritas, Herdeiros do Futuro e União das Associações de Bairros.

As entregas são realizadas duas vezes ao mês. Os alimentos são utilizados no preparo das refeições, em atos beneficentes de distribuição de alimentos, ou doados em forma de cestas para famílias que integram as entidades relacionadas. Conforme dados da Secretaria, a estimativa é d que são mais de 300 pessoas beneficiadas diretamente pelo Programa.